Segurança, nos tempos de hoje, é tudo na vida. Mais que dinheiro, precisamos estar sempre atentos para novos golpes que surgem a todo momento contra inocentes ou pessoas que querem tirar vantagens de outros e acabam se tornando vítimas de outros mais espertos. Vamos relatar aqui golpes aplicados de forma que cada um tenha consciência da sua própria segurança e o que fazer para impedir tais práticas.

SEGURANÇA ON-LINE

Senhas - o que fazer?

Serviços bancários são prato cheio para hackers e crackers que visam roubar, além da senha do banco, o seu dinheiro, é claro. Por isso todo cuidado é pouco! Além de criar senhas longas, misture letras maiúsculas com minúsculas e números. A dificuldade de descoberta de sua senha aumenta e muito se você proceder desta forma. Outra coisa muito importante é no momento que for acessar seu banco ou seu e-mail na primeira tentativa no acesso à página, você errar de propósito a senha para verificar se o site é seguro (um site é seguro se aparece na barra de endereços o endereço do site antecedido de https e se há um cadeado no canto inferior direito quando a página for acessada) e se realmente o banco ou o provedor de e-mails é que está consultando os seus dados iniciais e não um hacker que tenha colocado uma página espelho no lugar da página oficial ou um spyware (programa que coleta dados sem seu conhecimento no seu computador) escondido no site pirata ou num e-mail inocente que você recebeu, visando a coleta de senhas bancárias ou de e-mails. Fique atento para não cair nesta esparrela! A Internet, assim como na vida, deve-se saber que caminhos escolher e trilhar. Todo cuidado é pouco!

Frase ou pergunta de segurança para recuperação de senhas

Em geral, nos sites de e-mail e outros de acesso restrito, pedem uma pergunta de se-gurança pra lembrar da senha utilizada em caso de esquecimento. Nunca cadastre uma per-gunta tipo “Qual a data de meu aniversário?”. Cadastre uma frase ou pergunta que só você saiba a resposta. Muitos sites cadastram número de celulares ou e-mails para recuperação de sua senha em caso de esquecimento ou erro. Lembre-se: sua senha pode abrir caminhos para pessoas sem escrúpulo se apossarem de seu dinheiro, dados, etc.

Como guardar em segurança suas senhas?

Muitos e-mails, alguns bancos, alguns sites diferentes e muitos aplicativos no ambiente de trabalho necessitam de senhas exclusivas. O que fazer para guardar tantas senhas diferentes? Um recurso bom é decorar cada uma num acesso contínuo para não esquecê-las. Além de exercitar o cérebro evitando o “enferrujar” da memória, você evita perdê-las ou esquecê-las por falta de uso. Outro recurso é o de cadastrá-las num arquivo com nome diferente do seu conteúdo, com senha de leitura e gravação e ainda encriptação de dados (criptografar é tornar incompreensível os dados que se deseja arquivar confidencialmente através de aplicativo seguindo normas prescritas num código). Nunca deve manter este arquivo salvo na Internet ou no seu computador cujo acesso pode cair na Internet por hackers ou outras pessoas mal intencionadas. Este deve ser um arquivo de uso restrito e pessoal, nunca deve cair em mãos alheias. Qualquer um que tente acessar este arquivo com estas proteções vai roer um osso para descobrir o que realmente interessa e provavelmente vai perder tempo e o dente!

Segurança em 2 etapas

Alguns sites já utilizam segurança em 2 etapas, ou seja, não basta saber login e senha, você terá que digitar uma segunda senha fornecida através de voz, imagem ou SMS enviada para seu telefone fixo ou celular. Com isso, chega-se a um passo produtivo e eficaz contra roubo de dados pois o hacker não terá o seu celular na mão; ficará, portanto, impedido de continuar tentando roubar seus dados pessoais.

Por isso, preste bem atenção quando for usar qualquer computador, mesmo que só você o utilize, para não cair em armadilhas cibernéticas.

Vera Lúcia

Adesivo de Família no Carro

Muitos donos de veículos colocam sua família em risco colocando perto do porta-malas seus entes queridos na forma de bonequinhos que especifica, um a um, todos os membros de sua família. Acho muito lindo a homenagem que ele dedica à família mas essa homenagem põe em risco a segurança de seus familiares pois através dos bonequinhos fixados na traseira do veículo o mal-intencionado saberá que você tem um filho, 2 filhos, uma menina, um cachorro, 3 gatos, uma pessoa idosa, uma tartaruga, etc. Isso contribui muito contra a segurança da família. Não coloque em risco a vida e a paz de sua família!

Conselhos de um ADVOGADO para sua segurança...

3 bons motivos para repassar:

1 - Até que enfim um bom conselho de advogado;

2 - DE GRAÇA! (Essa é para espantar ainda mais);

3 - O conteúdo é relevante.

Um advogado fez circular a seguinte informação para os empregados de seu escritório:

1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva 'SOLICITAR RG'.

2. Ponha seu número de telefone celular em seus cheques em vez de seu telefone de casa.

3. Tire Xerox do conteúdo de sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc.

Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar.

Mantenha a fotocópia em um lugar seguro.

Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro.

Sabe-se de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados.

Infelizmente, eu, um advogado, tenho conhecimento de primeira mão porque minha carteira foi roubada no último mês. Dentro de uma semana, os ladrões compraram um caro pacote de telefone celular, contrataram um cartão de crédito VISA, tiveram uma linha de crédito aprovada para comprar um computador, dirigiram com minha carteira....

4. Nós fomos informados que nós deveríamos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente.

Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar. Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade.

5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:

6. Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030) e SERASA (11-33737272) e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.

Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome.

O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado..

Até que eu fosse aconselhado a fazer isto (quase duas semanas depois do roubo), todo o dano já havia sido feito.

Há registros de todos os cheques usados para compras pelos ladrões, nenhum dos quais - eu soube - depois que eu coloquei o alerta.

Desde então, nenhum dano adicional foi feito, e os ladrões jogaram fora minha carteira.

Este fim de semana alguém a devolveu para mim.

Esta ação parece ter feito eles desistirem.

Luisa

Conselhos de uma DELEGADA para sua segurança... IMPORTANTÍSSIMO!

Conselhos dirigidos às mulheres, mas válidos aos homens também!
Atenção nunca é demais!
Devemos estar sempre atentas!

A mulher que elaborou o conteúdo deste e-mail é Diretora de uma Empresa de Segurança no RJ e foi aconselhada por uma delegada após registrar um Boletim de Ocorrência.

Sequestro Relâmpago: Se um dia você for jogada dentro do porta-malas de um carro. ENGULA O PÂNICO E RESPIRE FUNDO, CALMA E FRIEZA:

    1. Chute os faróis traseiros até que eles caiam para fora, estique seu braço pelos buracos.
    2. GESTICULE feito doida. O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas.

Os três motivos pelos quais as mulheres são alvos fáceis para atos de violência são:

    1. Falta de atenção: Você TEM que estar consciente de onde você está e do que está acontecendo em volta de você.
    2. Linguagem do corpo: Mantenha sua cabeça erguida, e permaneça em posição ereta, jamais tenha uma postura "frágil".
    3. Lugar errado, hora errada: NÃO ande sozinha em ruas estreitas, nem dirija em bairros mal-afamados à noite.

NUNCA FAÇA ISSO!

    1. As mulheres têm a tendência de entrar em seus carros depois de fazerem compras, refeições, e sentarem-se no carro (fazendo anotações em seus talões de cheques, ou escrevendo em alguma lista, ou ainda conferindo o ticket de compra).
    2. O bandido SEMPRE estará observando você:Essa é a oportunidade perfeita para ele entrar pelo lado do passageiro, colocar uma arma na sua cabeça, e dizer a você onde ir.
    3. No momento em que você entrar em seu carro:trave as portas e vá embora, não fique ajeitando o cabelo, ou passando batom...

Algumas dicas acerca de entrar em seu carro num estacionamento ou numa garagem de estacionamento:

    1. Esteja consciente: olhe ao redor, olhe dentro de seu carro, olhe no chão dianteiro e traseiro de seu carro, olhe no chão do lado do passageiro, e no banco de trás.
    2. Se ao lado da porta do motorista do seu carro, estiver estacionada uma Van Grande: entre em seu carro pela porta do passageiro. IMPORTANTE: A maioria dos assassinos que matam em sequência atacam suas vítimas empurrando-as ou puxando-as para dentro de suas Vans, na hora em que as mulheres estão tentando entrar em seus carros.

NUNCA deixe para procurar as chaves do seu carro, quando estiver parada em frente a porta dele.

    1. Dirija-se ao veículo com a chave em punho, pronta para abrir a porta e dar a partida. Observe os carros ao lado do seu.
    2. Se uma pessoa do sexo masculino estiver sentado sozinho no assento do caronado carro dele que FICA mais próximo do seu carro, você fará bem em voltar para o shopping, ou para o local de trabalho, e pedir a um segurança ou policial para acompanhar você até seu carro.

É SEMPRE MELHOR ESTAR A SALVO DO QUE ESTAR ARREPENDIDO, não tenha vergonha de pedir ajuda.
Use SEMPRE o elevador ao invés das escadas. (Escadarias são lugares horríveis para se estar só, são lugares perfeitos para um crime.)

PARE COM ISSO!
As mulheres, estão sempre procurando ser prestativas. Não use o celular à toa.

    1. Essa característica poderá resultar em que você seja assassinada!
      Um assassino sequencial, homem de boa aparência, com boa formação acadêmica, declarou em seu depoimento que SEMPRE explorava a simpatia e o espírito condescendente das mulheres. Ele andava com uma bengala ou mancava, e conseqüentemente pedia 'ajuda', para entrar ou sair de seu carro, e era nesse momento que ele raptava sua próxima vítima.
    2. Durante o dia, ande de óculos escuros: O agressor nunca saberá para onde você esta olhando.
    3. Celular: só em lugar seguro.

O mundo em que vivemos está cheio de gente louca, vamos nos ajudar!